GeoConnectPeople

The Global Social Network of People Focused on Geospatial Solutions

MundoGEO#Connect LatinAmerica

Event Details

MundoGEO#Connect LatinAmerica

Time: May 29, 2012 to May 31, 2012
Location: Centro de Convenções Frei Caneca
City/Town: São Paulo, SP, Brazil
Website or Map: http://mundogeoconnect.com
Phone: + 55 41 3338-7789
Event Type: geotechnology
Organized By: MundoGEO
Latest Activity: May 22, 2012

Export to Outlook or iCal (.ics)

Event Description

Realizado pelo Grupo MundoGEO, o evento traz um modelo único, priorizando a otimização de tempo e investimento dos seus participantes. Sendo o maior evento de geotecnologia da América Latina, propõe um formato inovador e interativo, com uma programação que inclui seminários, mini-cursos, workshops e encontros de usuários, além de uma feira com mais de 30 empresas.

Comment Wall

Comment

RSVP for MundoGEO#Connect LatinAmerica to add comments!

Join GeoConnectPeople

Comment by Eduardo Freitas Oliveira on May 18, 2012 at 1:40pm

Faltam poucas horas! Termina nesta sexta-feira (18/5) à meia-noite (horário de Brasília) a votação no Prêmio MundoGEO#Connect 2012. Vote e participe!

Comment by Eduardo Freitas Oliveira on May 12, 2012 at 10:46am

Precisa de uma "força" pra justificar sua participação no MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012? Veja aqui as ferramentas que a organização preparou: uma carta personalizada (para ser usada antes do evento) e uma planilha de atividades (para usar durante e depois, registrando a participação). Justifique sua participação

Comment by MundoGEO on May 9, 2012 at 12:57pm

Óptico, radar ou laser? Orbital ou aerotransportado? Descubra qual é o sensor de mapeamento ideal para sua necessidade, levando em conta a resolução, precisão e frequência dos dados no Curso Sensoriamento Remoto. Ele acontecerá durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica (http://mundogeoconnect.com/2012/grade/curso-sensoriamento-remoto/), no dia 29 de maio!

CURSO SENSORIAMENTO REMOTO
29 de Maio de 2012 das 9h às 17h45

Este curso é uma introdução objetiva à tecnologia de sensoriamento remoto, abordando as imagens óticas, radar ou laser, obtidas através de veículos orbitais ou aerotransportados. Foi criado para profissionais e estudantes de nível superior, técnico ou ensino médio, que atuem em áreas que utilizem imagens de satélites e aéreas.

O curso descreve e explica os conceitos básicos e as características das imagens de satélites e aéreas, os diversos tipos de resolução (espacial, radiométrica, espectral e temporal), as diferenças entre cada tipo de veículo (satélites, aviões, VANTs). Será apresentado também um panorama sobre os sensores disponíveis atualmente e os lançamentos previstos para os próximos anos. Durante o curso serão apresentados conceitos básicos sobre processamento digital de imagens, bem como as potenciais aplicações de cada tipo de imagem nas áreas de meio ambiente, agronegócios, energia, óleo & gás, mineração, infraestrutura, gestão territorial, etc.

Instrutor

Luiz Eduardo Vicente. Formou-se em Geografia e concluiu o mestrado pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em 2001. Concluiu doutorado em Geografia pelo Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2006. Atuou como pesquisador colaborador junto ao IG/Departamento de Geologia e Recursos Naturais da UNICAMP, onde foi bolsista de pós-doutorado FAPESP. Atualmente é pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, onde atua nas áreas de geociências e recursos naturais, com especialidade em: monitoramento de ecossistemas tropicais; espectroscopia de reflectância/imageamento; sensoriamento remoto termal; análise e integração de dados remotos em Sistemas de Informações Geográficas.

Classificação e Pré-requisitos

Curso básico, com seis horas de duração. Necessário conhecimento superficial em sensoriamento remoto e Sistemas de Informação Geográfica (GIS). Não é necessária experiência anterior em imagens de satélites e/ou aerofotogrametria.

Comment by MundoGEO on May 8, 2012 at 1:51pm
Diversos cursos acontecerão durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica. Saiba mais sobre o Curso de Introdução e Conceitos da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), no dia 29 de Maio de 2012 das 9h às 17h45 (http://mundogeoconnect.com/2012/grade/introducao-e-conceitos-da-inf...).

Neste curso serão abordados conceitos iniciais sobre a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), mostrando a sua razão de ser, seus benefícios e como os produtores e usuários podem participar.

A INDE tem o propósito de catalogar, integrar e harmonizar dados geoespaciais. Para que a INDE seja considerada uma iniciativa de sucesso, se busca formar uma Comunidade no Brasil que use e mantenha a INDE permanentemente atualizada.

Este curso é indicado a gestores ou técnicos interessados em conhecer a iniciativa da INDE, sob seus aspectos organizacionais, bem como os benefícios de adesão.

Tópicos

- Definição/ conceito de informação geoespacial
- Informação geoespacial – usos e aplicações
- Conceitos de Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE)
- Motivações globais para a organização de IDE
- Componentes de IDE
- INDE – a IDE do Brasil
- Marcos legais da INDE
- Plano de Ação da INDE
- Ciclos da INDE
- Componentes da INDE: Portal SIGBrasil; O Diretório Brasileiro de Dados Geoespaciais (DBDG); Visualizadores da INDE
- O Comitê da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (CINDE) – objetivos e Grupos de Trabalho (GT)

Instrutora

Moema José de Carvalho Augusto. Graduada em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Moema Augusto também é pós-graduada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua como Assistente da Diretoria de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 2008. No período de 2003 até 2005 chefiou a Coordenação da Cartografia, na produção cartográfica do Instituto, desde a coleta de informações até a finalização de cartas em várias escalas, inclusive a Carta Internacional ao Milionésimo do Brasil. Participou de comissões nacionais e internacionais, inclusive do Projeto de Mudança do Referencial Geodésico (PMRG) e da Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR), onde coordena a Sub-Comissão de Dados Espaciais. No Programa de Interoperabilidade do Governo Eletrônico (e-PING) participa do sub-grupo que discute as questões de intercâmbio de informações geográficas. É membro do Grupo de Peritos das Nações Unidas em Nomes Geográficos, tendo participado da delegação brasileira na 23ª Sessão realizada em Viena, em abril de 2006, e da 9ª Conferência de Nomes Geográficos da ONU realizada em Nova York em 2007. Foi responsável pela criação do Grupo de Trabalho em Nomes Geográficos do IBGE. Coordena o Grupo de Trabalho de Divulgação do CINDE.
Comment by MundoGEO on May 8, 2012 at 1:50pm

Criado especialmente para profissionais que atuam em prefeituras e que desejam conhecer o potencial dos Sistemas de Informação Geográfica (GIS), o Curso GIS para Gestão Municipal acontecerá durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica (http://mundogeoconnect.com/2012/grade/curso-gis-para-gestao-municipal/), no dia 29 de maio. Saiba mais sobre a programação:

CURSO GIS PARA GESTÃO MUNICIPAL
29 de Maio de 2012 das 9h às 17h45

Este curso descreve e explica o funcionamento de aplicações GIS em finanças, saúde, educação, planejamento urbano, cadastro e áreas afins, através de exemplos práticos e dos resultados obtidos. É um excelente começo para todos os profissionais que pretendem utilizar o GIS na gestão municipal.

Principais Tópicos

- Conceitos e características de um GIS para Prefeituras
- Como construir um GIS: alternativas, componentes e etapas
- GIS Corporativo na Prefeitura
- Aplicações GIS para áreas urbanas: descrição, funcionamento, banco de dados, resultados e produtos
- Principais obstáculos e erros a evitar
- Integração de cadastros, endereços georreferenciados, publicações, atlas, distribuição de dados, equipes

Instrutor

Flavio Yuaça é especialista em geoprocessamento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e trabalha no projeto de geoprocessamento da Prefeitura de Goiânia. Foi instrutor da Geospatial Information & Technology Association (Gita), docente em cursos de especialização em disciplinas relacionadas com o uso de GIS em áreas urbanas, palestrante em eventos de GIS e autor de diversos artigos que abordam o uso de GIS em prefeituras.

Classificação e Pré-requisitos

Curso básico, com seis horas de duração. Necessário conhecimento superficial das funções da prefeitura. Não é necessária experiência anterior em GIS ou em sistemas de informação.

Comment by MundoGEO on May 7, 2012 at 5:41pm

Quer saber o que o Google pode fazer para sua empresa? Então confira a programação do III Seminário Google Earth e Maps para Empresas, que acontecerá durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica (http://mundogeoconnect.com/2012/grade/seminario-google-earth-maps-p...), no dia 31 de maio!

III SEMINÁRIO GOOGLE EARTH E MAPS PARA EMPRESAS

9h às 9h45 Presente e Futuro do Google StreetView no Brasil
Felix Ximenis | Google Brasil

9h45 às 10h30 Lançamentos Google Geo
Francisco Gioielli | Google Enterprise

10h30 às 11h Intervalo

11h às 11h45 Google Earth Builder em Ação
Luis Krauser | LBS Local
David Garrana | IPNet

11h45 às 12h30 Compartilhando Informações com o Google Earth Builder
Tata Lacale | GeoEye Brasil

12h30 às 14h Intervalo

14h às 14h45 Google Earth Builder: o GIS em Nuvem da Google
Clinton Libbey | Google EUA

14h45 às 15h30 Google no Centro de Operações
Dario Bizzo | Centro de Operações do Rio de Janeiro

15h30 às 16h45 Intervalo

16h15 às 17h 10 Casos de Sucesso
Francisco Gioielli | Google Enterprise

17h às 17h45 GIS em Nuvem: Trabalhando no Futuro
Antonio Schuch | Diretor de Google Enterprise para a América Latina
Cláudia Werneck | Instituto de Geociências Aplicadas de Minas Gerais

Mediador
Eduardo de Rezende Francisco | FGV-EAESP

Comment by Helder De Azevedo on May 7, 2012 at 9:04am

Nokia Day: Dia 30 no Auditório J, no 5o andar. Venha conhecer os conteúdos NAVTEQ (Mapas, POI´s, Trânsito, Transporte), a Plataforma Nokia de Localização (NLP) e casos de sucesso. Aguarde a agenda completa.

Comment by George Nascimento Carvalho on May 5, 2012 at 3:58pm

A Empresa Júnior que sou membro, MENSURAR Jr. UFRRJ é finalista na categoria de melhor Empresa Júnior! Se Deus quiser vamos ao evento.

Obrigado

Comment by MundoGEO on May 4, 2012 at 9:07pm

Representantes do setor público, empresas e profissionais estarão presentes no Seminário Cadastro de Imóveis Rurais para debater as novidades nos prazos e na Norma de georreferenciamento de imóveis rurais, técnicas para coleta e processamento de dados, apresentação das peças técnicas, além dos novos procedimentos de Certificação e serviços online do Incra. O seminário acontecerá durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica (http://mundogeoconnect.com/2012/grade/seminario-cadastro-de-imoveis...), no dia 31 de maio!

SEMINÁRIO CADASTRO DE IMÓVEIS RURAIS

9h às 10h30 Requisitos e procedimentos para uso do novo sistema online de Certificação do Incra
Nesta apresentação inicial serão demonstrados os novos serviços online do Incra, além das questões sobre os prazos e requisitos para Certificação de imóveis rurais
Richard Martins Torsiano | Incra

10h30 às 11h Intervalo

11h às 12h30 Participação dos Cartórios de Registro de Imóveis no georreferenciamento
Debate sobre a participação efetiva dos Cartórios de Registro de Imóveis na aprovação da certificação dos imóveis rurais
Marcelo Cunha | Incra
Eduardo Augusto | Irib

12h30 às 14h Intervalo

14h às 15h30 Norma Técnica para o georreferenciamento: Teoria x Prática
Profissionais envolvidos com o georreferenciamento de imóveis e representantes do Incra estarão reunidos para debater questões teóricas e práticas sobre a Norma Técnica
Roberto Tadeu Teixeira | Incra
Marcelo Acha | Universidade Severino Sombra
Francisco de Sales Vieira de Carvalho | APEAESP

15h30 às 16h15 Intervalo

16h15 às 17h45 Integração do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR) com o Imposto Territorial Rural (ITR)
Pelo primeira vez no Brasil, haverá um cruzamento dos dados cadastrais do Incra com o cadastro declaratório da Receita Federal. Veja como isto vai afetar seu dia-a-dia
Palestrantes a confirmar

Comment by MundoGEO on May 4, 2012 at 11:52am

Indicados ao Prêmio MundoGEO#Connect LatinAmerica na categoria Empresa com melhor presença nas redes sociais. 

Alezi Teodolini (http://www.hezolinem.com/)
AMS Kepler (http://www.amskepler.com/)
Globalgeo (http://www.globalgeo.com.br/)
Imagem (http://www.img.com.br/)
Santiago & Cintra (http://www.santiagoecintra.com.br/)

Vote também: http://mundogeoconnect.com/2012/menu-superior/premio/vote-nos-final...

Attending (8)

Might attend (3)

Not Attending (1)

© 2014   Created by GeoConnectPeople.

Badges  |  Report an Issue  |  Terms of Service